Essa sou Eu!!!

Minha foto
Alegre, divertida, simples, lindaaa..

quinta-feira, 10 de junho de 2010

ARTIGO SALTO PARA O FUTURO

A pedagogia de projetos deve permitir que o aluno aprenda-fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto. Nessa situação de aprendizagem, o aluno precisa selecionar informações significativas, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confronto de idéias, enfim, desenvolver competências interpessoais para aprender de forma colaborativa com seus pares.


O compromisso educacional do professor é justamente saber o que, como, quando e por que desenvolver determinadas ações pedagógicas. E para isso é fundamental conhecer o processo de aprendizagem do aluno e ter clareza da sua intencionalidade pedagógica.

O professor precisa acompanhar o processo de aprendizagem do aluno, ou seja, entender seu caminho, seu universo cognitivo e afetivo, bem como sua cultura, história e contexto de vida. Além disso, é fundamental que o professor tenha clareza da sua intencionalidade pedagógica para saber intervir no processo de aprendizagem do aluno, garantindo que os conceitos utilizados, intuitivamente ou não, na realização do projeto sejam compreendidos, sistematizados e formalizados pelo aluno.

O trabalho com projetos viabiliza e proporciona ao educando amplo conhecimento e não fica estagnado em apenas receber informação, assim com essa prática o educando passa de mero receptor para transmissor de conhecimento pois trabalha com a sua própria realidade.

Um comentário:

  1. É simples: abraçar a causa da educação como se os alunos fossem nossos filhos legítimos; pois os nossos filhos tratamos com lealdade, confiança, credibilidade, incentivo. Confiar na capacidade que o aluno tem em buscar e construir seu próprio conhecimento é base. Acreditar nele, delegar poderes e responsabilidades fará dele um autônomo competente e as tecnologias vieram contribuir para que possamos realizar um trabalho melhor com os nossos filhos...

    ResponderExcluir